Até o bolo esfriar... #2

Até o bolo esfriar... #2

Olá, como vão vocês? Tudo bem? 
Recentemente eu conversei com várias pessoas sobre capas de fanfics e meus pensamentos são tantos que me vi na necessidade de escrever um post sobre isso. Então, até o bolo esfriar, que tal discutirmos um pouco sobre a supervalorização das capas nos sites de fanfics brasileiros e as consequências que isso traz aos fandoms?

Na verdade, isso que vocês estão lendo é uma reescrita — o post original estava um pouco... agressivo, visto que comecei a redigi-lo quando ainda estava incomodada com algumas questões, então optei por recomeçar com a cabeça mais limpa kldjadkljds
Primeiro, acho importante deixar registrado que não é de forma alguma minha intenção atacar ou ofender alguém com esse post. Além disso, boa parte do que está escrito é baseado nas minhas percepções sobre o ficdom e também em conversas que tive com outros ficreaders/ficwriters. Isso significa que há mais experiências que não foram abrangidas nesse post, as quais podem levar a outras perspectivas sobre o assunto. Então adoraria ouvir essas diferentes opiniões também! (Exceto para alguns pontos específicos, mas chegaremos lá.)
Dito isso, acho que podemos começar.
Durante os meus vários anos como ficreader e ficwriter, usei diversos sites. Dentre eles, destaco: Spirit, Nyah, FanFiction.Net e AO3; os dois primeiros são brasileiros, enquanto os outros são internacionais — e é a partir das diferenças entre essas plataformas que iniciaremos a discussão. 
Gostaria de primeiro perguntar a você: capas são importantes para uma fanfic?
Os sites brasileiros diriam sim (o Spirit, em específico, com certeza!). O destaque que eles dão à imagem é inegável. Talvez no preview elas não apareçam tão bem, mas ao clicar na história a capa aparece entre o título e a sinopse e toma os holofotes.
Já nos sites gringos não é bem assim. O FanFiction.Net permite que a fic tenha uma imagem, mas o tamanho dela é mínimo e, para que aumente, é necessário clicar nela (não aumenta muito e a qualidade é péssima, diga-se de passagem). Uma diferença pequena, mas mostra que o foco do site é outro. O AO3, por sua vez, nem possui uma opção de capa de fanfic — ele permite, sim, que sejam inseridas imagens nas histórias, mas não vi uma única vez alguém usando esse recurso para colocar uma capa.
Essa diferença nos sites é refletida nos usuários: o ficdom brasileiro atribui muito mais importância às capas do que o internacional. 
Ouso dizer que chegamos a um ponto em que fanfics precisam ter capas para serem lidas. Ela deixou de ser um recurso opcional como consta no site, porque muitas pessoas julgam uma fic pela capa (ou ausência dela, no caso). Na percepção do ficdom br, uma fanfic não está completa se não possui essa imagem que a represente — e o texto vale muito mais se a capa for bonita. 
Isso causa nos escritores, especialmente nos que não têm familiaridade com edição de imagem, um certo desconforto. Nós sentimos uma pressão que, na verdade, não tem nada a ver com a história.
Não que eu esteja desmerecendo quem faz capas — longe disso, admiro muito o trabalho de capistas, se executado da maneira correta. O meu ponto é que a falta uma imagem não devia impedir alguém de postar uma fic
Em outras palavras, ao meu ver, capas não são importantes para fanfics e o AO3 é a prova disso. Elas não são necessárias, mas são supervalorizadas no ficdom brasileiro. E essa visão nos leva a mais problemas.
Acontece que, no meio de toda essa diversão de editar imagens e fazer colagens, muitos acabam esquecendo (ou ignorando mesmo) que nem tudo que está na internet pode ser usado. Sim, eu estou falando, entre muitos outros recursos, de fanarts. Prestem atenção, por favor: 
Não use fanart dos outros se a permissão não foi concedida pelo artista.
É um erro comum e banalizado a ponto de, por muitos anos, eu nem saber que era errado. Ninguém nos sites fala sobre isso; o que é irônico, considerando como gostam de falar de plágio.
E não, não adianta escrever "créditos ao fanartista" na capa. Isso não é dar crédito — ninguém vai encontrar a arte original com essas palavras. Também não adianta colocar o @ do Twitter ou um link para a arte se o artista não permitiu a edição; é errado mesmo assim. Isso também vale para quem faz pngs de idols a partir de fotos — se o fotógrafo não permitiu a edição da imagem, não se pode usá-la.
Essas ações infringem os termos de conduta dos sites, pois violam os direitos autorais de terceiros. Sim, fanartistas e fotógrafos, assim como ficwriters, possuem direitos autoriais sobre suas obras, independente de elas serem registradas ou não. Recomendo ler este pequeno guia para entender um pouco melhor sobre tal assunto. A partir de agora focarei apenas nas fanarts, mas não se esqueçam dos outros aspectos para os quais isso é válido, ok?
Então, para ver como os sites se portam diante dessa questão, separei alguns trechos dos termos de uso e outras regras dos sites que permitem capas (FanFiction.Net, Nyah e Spirit).

O Nyah me pareceu o que menos considera o uso indevido de fanarts nas regras — ou eu procurei muito no lugar errado e interpretei pouco. Nos Termos de Uso, não há nenhum ponto que referencia especificamente o uso de imagens. Há, sim, frases que podem ser aplicadas a elas, mas geralmente elas estão seguidas de regras relacionadas à escrita, o que acaba redirecionando todo o (pouco) foco que as imagens recebem.
O máximo que encontrei foi, nas Regras de Envio, o seguinte trecho:
Regras de Formatação 
6. Sempre preencha a parte de "Disclamer" — referente aos direitos autorais e de imagem da história que está postando.
Ou seja, o máximo que eles fazem é pedir para que se credite o artista. E, de verdade, em todos os meus anos usando fanart na capa, acho que fiz isso duas vezes no máximo e ninguém da staff me cobrou.

Já o Spirit é um caso um pouco mais complexo. Nos Termos de Uso consta:
Você concorda em não infringir os direitos de terceiros (tais como violação de direitos autorais).
E, nas Diretrizes de Conteúdo do canal Histórias é reforçado:
2 - Sobre Imagens 
2.1 - A imagem de capa da histórias e dos capítulos são OPCIONAIS, no qual é proibido, independentemente da classificação da história o uso de imagens (fotos ou desenhos) que: 
f. Violem os direitos autorais de terceiros; 
A história que contiver capa (seja na própria história ou em algum capítulo dela) irregular será removida e, o usuário poderá ser advertido ou banido, conforme a gravidade ou reincidência; 
Entretanto, neste jornal publicado em janeiro de 2018, temos que:
O uso de fotografias, artes e fanarts não será vetado pelo Spirit, a menos que o artista original denuncie o conteúdo ou procure o site para exigir a remoção de seus trabalhos
Ou seja, teoricamente não pode usar, mas, contanto que o artista original não reclame, eles permitem. É algo genuinamente ridículo, considerando que muitas das fanarts não são de artistas brasileiros, então a chance de eles encontrarem o site é mínima. ("Ah, mas então o artista não estará sendo prejudicado!" — estará, sim. Pois o ficdom brasileiro é grande, e muitas pessoas vão acessar a fic por causa da capa bonita, mas ninguém vai dar view ou likes para o fanartista.)
Aliás, eu queria ainda citar que, nas Diretrizes de Conteúdo do canal Personalizar, não é reforçado em momento algum que as imagens não devem violar os direitos autoriais de terceiros. Justamente no canal que, ao meu ver, era o que mais necessitava do aviso. Mas eles citam, sim, que valem os Termos de Uso, então fanarts ainda são vetadas.

Por último, o FanFiction.Net apresenta, nos Termos de Uso (Terms of Service), o seguinte trecho:
6. Envios de Usuário e Conduta 
A. Como usuário do FanFiction.Net, você pode enviar conteúdo textual, visual, auditivo ou audiovisual, incluindo mas não limitado a histórias, poesias, enquetes, imagens de perfil, mensagens de fórum ou mensagens instantâneas. Conteúdos enviados por usuários são referidos de forma coletiva como "Envios de Usuário." Você entende que, independente de esses Envios de Usuário estarem ou não publicados, o FanFiction.Net não garante qualquer confidencialidade a respeito de qualquer Envio de Usuário.
Original: 
6. User Submissions and Conduct 
A. As a FanFiction.Net account holder you may submit textual, audio, visual, or audiovisual content including but not limited to stories, poetry, polls, profile images, forum messages or instant messages. User submitted content are collectively referred to as "User Submissions." You understand that whether or not such User Submissions are published, FanFiction.Net does not guarantee any confidentiality with respect to any User Submissions. 
Esse tópico define o que são os Envios de usuário e, apesar de não citarem as imagens de fanfics (o que não é ideal), elas estão incluídas nos conteúdos visuais. Prosseguindo, temos que:
D. Em relação aos Envios de Usuário, você aceita também não enviar conteúdos que possuem direitos autorais, protegidos por segredo comercial ou sujeitos a direitos de posse de terceiros, incluindo direitos de privacidade e publicidade, a não ser que você seja o portador de tais direitos ou tem permissão do proprietário legal e a concessão necessária de qualquer indivíduo cujas informações pessoais identificáveis estejam contidas em tal conteúdo para enviá-lo e conceder ao FanFiction.Net todos os direitos de licença garantidos no site.
Original: 
D. In connection with User Submissions, you further agree that you will not submit material that is copyrighted, protected by trade secret or otherwise subject to third party proprietary rights, including privacy and publicity rights, unless you are the owner of such rights or have permission from their rightful owner and the necessary consents from any individuals whose personally identifiable information is contained in such material to post the material and to grant FanFiction.Net all of the license rights granted herein.
Eu fiquei bem confusa traduzindo o trecho, porque é uma única frase de várias linhas, mas a interpretação é basicamente: não envie conteúdo que infrinja o direito de terceiros. Não sei como é a fiscalização no site, mas considerando que nunca me puniram durante os vários anos que deixei uma fic com capa irregular lá, acho que deve ser no mesmo nível dos outros dois.

A conclusão é que nenhum dos sites liga para essa questão, o que também se reflete na comunidade. Na verdade, não entendo como nós (eu inclusa, porque cometi esses erros no passado e ainda estou tentando consertá-los) permitimos que fanartistas e suas artes sejam desrespeitados dessa maneira. Ficwriters também são criadores de conteúdo — deveriam ser um dos principais aliados na luta pelo reconhecimento dos direitos autorais de suas obras.
Mas o que vemos nos sites brasileiros, em especial no Spirit, é uma valorização demasiada dos capistas e do trabalho que eles fazem, sem levar em consideração de onde eles tiraram os recursos. Quantas vezes você viu o nick do capista nas notas inicias ou o ficwriter citando que fez a capa? Mas quantas vezes você já viu o autor citando o fanartista, o criador do psd usado, dos patterns e todos os outros recursos?
Novamente, não quero desmerecer ninguém. Mas não é estranho que sejamos tão orgulhosos de nossos trabalhos ao mesmo tempo que desmerecemos completamente aqueles que criaram os recursos que usamos? Não é irônico escrever "créditos ao fanartista" e colocar o user do capista/ficwriter logo ao lado? 
Para mim, a resposta é sim. É por isso que repensei toda a forma com que construo minhas capas. E o caminho para alterar a mentalidade é longo, precisa de toda uma reconstrução de ideias e prioridades — para mim, ainda está acontecendo. Enquanto escrevia este post, percebi que há muito mais que devo fazer. 
Por exemplo: apesar de, nos meus edits (os quais podem ser encontrados no meu perfil do Twitter) eu geralmente colocar um link que leva para os créditos de todos os recursos, ainda falta eu fazer isso nas fanfics. Ainda estou pensando se fico com as capas atuais ou faço como uma amiga incrível (a @diphady) e crio uma base para todas as capas, pois assim ficaria muito mais simples de creditar. E também ainda não sei se coloco esses créditos direto nas notas finais ou escrevo eles em outro site (como o textuploader) e apenas deixo o link. 
Mas, no meio de todas essas incertezas, alguns pontos já estão bem estabelecidos: 
  • qualquer conteúdo meu que ainda fizer uso indevido de fanarts será deletado (isso já foi feito, então se identificarem algo que não foi deletado, peço para que por favor me avisem);
  • nada de edit de fanarts de agora em diante; 
  • preciso saber de onde vem cada recurso que baixei (packs de pngs estão acompanhados do user do deviantart que o disponibilizou, assim como psds; outras imagens, as quais geralmente tiro do freepik, também precisam ter um arquivo .txt as identificando), para eu poder devidamente creditá-los.
Novamente, ainda estou descobrindo onde posso melhorar, então espero que essa lista aumente nos próximos meses. Não sei se minhas ações podem parecer exagero — para mim é o mínimo que deve ser feito. Mas, no fim, só quero que os fandoms (nesse quesito, em especial os brasileiros) valorizem um pouco mais as artes incríveis que os fanartistas trazem; mas da maneira correta.
Sei que é difícil. Afinal, a supervalorização das capas e desvalorização dos artistas no ficdom é algo cultural, se é que assim posso chamar. Fato é que a comunidade e as staffs dos sites contribuem para tal cenário, então uma mudança coletiva de comportamento é algo que fica apenas para a imaginação. Mas se eu puder, com esse post, fazer uma pessoa que seja repensar nessa questão, acho que valeu a pena ter passado dias trabalhando nisso.
 
Dessa vez acabei falando bastante! Espero que não tenha ficado muito chato. O assunto é sério e longo, e acho que não cobri todos os pontos que poderia, para falar a verdade klasjdlkjasld Mas quem sabe eu volte a falar disso no futuro. Muito obrigada pela atenção!
Mas e você? O que acha de capas em fanfics? Adoraria ler sua opinião sobre o assunto!

Créditos da capa: KamranAydinov / Freepik
Créditos do header do blog: Kotkoa / Freepik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até o bolo esfriar... #1